Paletas de cores

O que são paletas de cores? Para que servem? Quais são os sistemas de paletas de cores existentes? Estas e outras dúvidas eu pretendo esclarecer neste post.

1- O que são paletas de cores?

Paletas de cores são cores selecionadas que juntas formam um conjunto harmonioso podendo ser combinadas entre si. As paletas podem criar harmonias monocromáticas (diversas nuances de uma mesma cor) ou policromáticas (que se utilizam de cores diferentes). Dentre as combinações policromáticas, as cores podem ser utilizadas com suas cores análogas (cores que ficam lado a lado no círculo cromático) ou pode-se criar combinações com sua cor oposta complementar (cor que fica no extremo oposto do círculo cromático). Existem cores “frias” e cores “quentes”, o que vai determinar a temperatura de uma determinada cor é a quantidade de pigmentos azuis e verdes (que tornam as cores mais frias), ou a quantidade de pigmentos amarelos e vermelhos (que tornam as cores mais quentes). Para entender melhor, veja o círculo cromático abaixo:

Note que as cores frias contém predominância de pigmentos azuis enquanto que as cores quentes contém predominância de pigmentos vermelhos e amarelos.

2- Quais são os sistemas de paletas de cores mais conhecidos?

Atualmente existem três sistemas de paletas de cores mais difundidos que são: o sistema sazonal (que divide as cores em 4 ou 12 paletas de acordo com as estações), o sistema que divide as cores em 6 paletas de acordo com a intensidade de temperatura das cores e o sistema que divide as cores em 3 paletas de acordo com as cores das 3 fases do sol. Vou explicar um a um.

a) Sistema sazonal: este é o sistema mais difundido em todo o mundo. Foi originalmente concebido nos anos 40 por Suzanne Caygill que fez uma profunda análise sobre cores de pele identificando 32 tipos de peles e dividiu em 4 grupos, no entanto só ganhou sua notoriedade na década de 80 quando Carole Jackson adaptou os estudos realizados anteriormente, trazendo este conceito de paleta sazonal para a moda. Desde então, o sistema sazonal passou por evoluções até se subdividir em 12 categorias. O sistema sazonal de 4 estações consiste nas paletas “Primavera”, “Verão”, “Outono” e “Inverno”. O sistema sazonal de 12 estações se subdivide em “Primavera Clara”, “Primavera Quente”, “Primavera Luminosa”, “Verão Luminoso”, “Verão Fresco”, “Verão Suave”, “Outono Suave”, “Outono Quente”, “Outono Profundo”, “Inverno Profundo”, “Inverno Fresco” e “Inverno Claro”.

b) Sistema “temperado”: (baseado na temperatura das paletas): Esta é uma sub-vertente do sistema sazonal, só que não se utiliza de estações para classificar as paletas, utiliza-se da temperatura das cores encontradas no sistema sazonal de 12 cores. As paletas do sistema temperado estão divididas em 6 paletas: “Paleta Clara”, “Paleta Quente”, “Paleta Luminosa”, “Paleta Fresca”, “Paleta Suave” e “Paleta Profunda”.

c) Sistema “Color-Clock”: Esta é uma vertente à parte do sistema sazonal. Criado pela expert em cores Leatrice Eiseman, trata-se de um sistema divido em 3 paletas de cores de acordo com a posição do sol. As paletas são: “Nascer do Sol”, “Luz do Sol” e “Pôr-do-Sol”. Este sistema é bem interessante por ser o mais simples dos três.

3- Para que servem estes sistemas de paletas de cores?

Estes sistemas de paletas de cores foram criados com a intenção de ajudar as pessoas a escolherem as melhores cores de roupas, sapatos, acessórios e maquiagem de acordo com sua cor de pele, olhos e cabelo.

4- Por que é importante usar as cores certas?

Utilizando as cores que combinam com você, isso vai valorizar sua própria beleza. As cores certas vão dar destaque para seus olhos, seus cabelos, sua pele, te deixarão com uma aparência mais vívida, com aspecto de saúde e muito mais confiante, o que fará com que as pessoas desejem te olhar, desejam te conhecer melhor, pois você se tornará alguém visualmente mais interessante e pesquisas indicam que a imagem que criamos nos primeiros 30 segundos é a imagem que as pessoas nos associarão, portanto é bom saber utilizar as cores certas.

5- Como se define a paleta de cores de uma pessoa?

A paleta de cores é definida de acordo com a cor da pele, a cor dos cabelos e a cor dos olhos. São analisados aspectos como temperatura da cor (quente, fria ou neutra), intensidade da cor (clara, média, escura), pigmentação (vermelha, amarela, verde ou azul). Estes critérios são válidos para pele, cabelos e olhos. De acordo com a temperatura, pigmentação e intensidade da cor, será possível definir qual é a melhor paleta para a pessoa.

6- Existe alguma regra/dica que possa se aplicar sem precisar de uma análise?

Sim! De acordo com o conjunto pele/olhos/cabelo é possível definir a intensidade das cores. Quanto maior o contraste de cores que a pessoa apresenta, mais intensa será a paleta que ficará bem para esta pessoa. Quanto menor o contraste entre cores na pessoa, mais suave será a paleta a ser utilizada. Existem também cores “chave” que podem ser utilizadas por todas as paletas, mas use  como cores complementares, uma vez que estas cores não são boas o suficiente para valorizar ninguém, mas também não desvalorizam.

7- Quais são as cores “chave”?

As cores “chave” são:  Azul Navy, Rosa Quente, Turquesa, Púrpura, Cinza Médio, Verde Pinho, Verde-Azulado, Cappuccino, Marrom Escuro, Khaki Claro, Areia, Azul-Violeta e Preto.

8- O que é a “Paleta Real” da pessoa?

Esta é uma paleta personalizada, feita de acordo com a coloração da pessoa, que deve ser analisada pessoalmente e com muito critério, que dará para a pessoa uma paleta de 8 cores que ficarão exclusivamente bem nesta pessoa em especial. Esta paleta inclui a versão pessoal de vermelho, a versão pessoal do azul, a versão pessoal do branco, a versão pessoal do preto, a versão pessoal do marrom, a versão pessoal do khaki, a sua cor de energia e sua cor de tranquilidade. Este tipo de análise só pode ser feita com um profissional habilitado, pois requer muita prática e conhecimento sobre cores.

Bom, por hoje é só! rsrs.. Espero que tenham gostado desta matéria introdutória sobre cores.

Beijinhos =)

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s